Cansei de me esconder, quero mais é me expor, agora é assim que sou! Chega de medos, chega de ser quem não sou. Saio da platéia e entro para os palcos. Não gostou? É banal? Trivial? Sou tudo menos superficial! Não quero agradar ninguém, apenas ser minha própria imagem e me desvendar em linhas obtusas. Sou Anna, mas posso ser Srtª Gê, depende de como você me vê. Confesso ser um prazer me reapresentar pra você! Não precisa se agraciar, apenas me acompanhar... Julgue como quiser, quero mesmo é provocar! Não vou atender a todos os seus anseios mesmo, esse é apenas um despertar...
Este espaço é reservado para pensamentos aleatórios, e devaneios (metade loucos, metade conscientes). Sem a preocupação com regras, normas ou conceitos jornalísticos / linguísticos! Este é o meu canto! Meu mundo! Meu momento! E ele é livre, inclusive de mim mesma!
*Anna Monteiro é Jornalista - formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Sonho que sou a Poetisa eleita / aquela que diz tudo e tudo sabe // Que tem a inspiração pura e perfeita / que reúne num verso a imensidade! // Sonho que um verso meu tem claridade / para encher todo o mundo! // E que deleita / mesmo aqueles que morrem de saudade! // Mesmo os de alma profunda e insatisfeita! // Sonho que sou / alguém cá neste mundo... // Aquela de saber vasto e profundo / aos pés de quem a Terra anda curvada! // E quando mais no céu eu vou sonhando / e quando mais no alto ando voando / acordo do meu sonho... // E não sou nada!...// *por Florbela Espanca
Na vida e no amor - Jabour
Na vida e no amor, não temos garantias. - Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. - Nem todo beijo é para romancear. - E nem todo sexo bom é para descartar... Ou se apaixonar... muito menos se culpar.
*Do Amororo Esquecimento - Mário Quintana
Eu, agora - que desfecho! Já nem penso mais em ti! Mas, será que nunca deixo de lembrar que te esqueci?
*By Senhorita Gê
Não quero mais liberdades vigiadas... por isso estou rompendo com todos os laços!
* By Senhorita Gê
Vou tentar ocupar-me com qualquer coisa de mim mesma...
*By Senhorita Gê
Mentiras sinceras não mais me interessam... Quero sentir borboletas na barriga!!!
* By Senhorita Gê
Sempre quero mais não querer-te...
* By Senhorita Gê
Cansei da apropriação indébita dos meu melhores sentimentos...
Minha Mãe, Estrela Viva - *Luiz Rodrigues
Numa noite fria e chuvosa, somente uma estrela brilhava, eras tu minha mãe iluminada. Guardada por anjos de luz, no céu tu brilhavas. Enquanto teu corpo frio, num leito nos aguardavam,tu estavas nos braços de Deus, que com amor te agasalhava. Um vazio em mim ficava, mas sei que tua missão aqui findara. Descansará teu corpo cansado, seu espírito será elevado, abençoado. Carregaste tua cruz com elegância. Guerreira e sábia como poucas, de uma força inexplicável. Mulher e mãe por excelência. Desculpe mãe pelo egoísmo, mas queria ter você pra sempre comigo. Obrigado minha mãe, descanse em paz. Agradeço a Deus por ter sido teu filho.
por Pessoa
"Eu amo tudo o que foi. Tudo o que já não é. A dor que já não me dói. A antiga e errônea fé. O ontem que a dor deixou. O que deixou alegria. Só porque foi, e voou. E hoje é já outro dia."
por Clarcice Lispector
"E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar."
Poetas - Florbela Espanca
Ai as almas dos poetas / Não as entende ninguém; / São almas de violetas / Que são poetas também. / Andam perdidas na vida, / Como as estrelas no ar; / Sentem o vento gemer / Ouvem as rosas chorar! / Só quem embala no peito / Dores amargas e secretas / É que em noites de luar / Pode entender os poetas / E eu que arrasto amarguras / Que nunca arrastou ninguém / Tenho alma pra sentir / A dos poetas também!
O mais é nada - Fernando Pessoa
"Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde. As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso! Esse, você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o! Persiga um sonho, mas, não o deixe viver sozinho. Alimente a sua alma com amor, cure as suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas, não enlouqueça por elas. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Alargue seu coração de esperanças,mas, não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-as. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada".
por Clarice Lispector
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
por Nelson Rodrigues
O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda.
A coisa - Mário Quintana
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.
Pergunto-te onde se acha a minha vida - Cecília Meireles
Pergunto-te onde se acha a minha vida. Em que dia fui eu. Que hora existiu formada de uma verdade minha bem possuída. Vão-se as minhas perguntas aos depósitos do nada. E a quem é que pergunto? Em quem penso, iludida por esperanças hereditárias? E de cada pergunta minha vai nascendo a sombra imensa que envolve a posição dos olhos de quem pensa. Já não sei mais a diferença de ti, de mim, da coisa perguntada, do silêncio da coisa irrespondida.
por Florbela Espanca
O meu mundo não é como o dos outros. Quero demais, exijo demais. Há em mim uma sede de infinito. Uma angústia constante que nem eu mesma compreendo. Pois estou longe de ser uma pessimista; Sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada. Uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... Sei lá de quê!
Poética I - Vinícius!
De manhã escureço / De dia tardo / De tarde anoiteço / De noite ardo / A oeste a morte / Contra quem vivo / Do sul cativo / O este é meu norte / Outros que contem / Passo por passo: Eu morro ontem / Nasço amanhã / Ando onde há espaço: – Meu tempo é quando.
Metade
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio. Que a música que ouço ao longe seja linda ainda que tristeza. Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada, mesmo que distante. Porque metade de mim é partida, mas a outra metade é saudade. Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor, apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos. Porque metade de mim é o que ouço, mas a outra metade é o que calo. Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço. Que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão. Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro ter dado na infância. Por que metade de mim é a lembrança do que fui, mas a outra metade eu não sei. Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito. E que o teu silêncio me fale cada vez mais. Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço. Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba. E que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Porque metade de mim é a platéia. A outra metade é a canção. E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor. E a outra metade também.
Soneto do amor total - Vinícius!
Amo-te tanto, meu amor... não cante o humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante numa sempre diversa realidade. Amo-te afim, de um calmo amor prestante. E te amo além, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade, dentro da eternidade e a cada instante.Amo-te como um bicho, simplesmente. De um amor sem mistério e sem virtude. Com um desejo maciço e permanente. E de te amar assim, muito e amiúde é que um dia em teu corpo de repente, Hei de morrer de amar mais do que pude.
Poema de Natal - Vinícius de Moraes!
Para isso fomos feitos: Para lembrar e ser lembrados. Para chorar e fazer chorar. Para enterrar os nossos mortos — por isso temos braços longos para os adeuses. Mãos para colher o que foi dado. Dedos para cavar a terra. Assim será nossa vida: Uma tarde sempre a esquecer. Uma estrela a se apagar na treva. Um caminho entre dois túmulos — por isso precisamos velar. Falar baixo, pisar leve, ver a noite dormir em silêncio. Não há muito o que dizer: Uma canção sobre um berço. Um verso, talvez de amor. Uma prece por quem se vai — mas que essa hora não esqueça. E por ela os nossos corações se deixem, graves e simples. Pois para isso fomos feitos: para a esperança no milagre. Para a participação da poesia. Para ver a face da morte — de repente nunca mais esperaremos... Hoje a noite é jovem; da morte, apenas nascemos, imensamente.
por Clarice Lispector
"Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser. E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério. Sou uma só... Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo."
por Fernando Pessoa
"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
por Nelson Rodrigues
Só não estamos de quatro, urrando no bosque, porque o sentimento de culpa nos salva.
Uma aprendizagem - Clarice Lispector
"Alivia a minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação porque um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito, faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha, amém."
Como dizia o poeta - Vinícius de Moraes!
Quem já passou por essa vida e não viveu pode ser mais, mas sabe menos do que eu. Porque a vida só se dá pra quem se deu. Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu. Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não. Não há mal pior do que a descrença. Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão. Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair. Pra que somar se a gente pode dividir. Eu francamente já não quero nem saber de quem não vai porque tem medo de sofrer. Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão. Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.
Não sei quantas almas tenho - Fernando Pessoa!
Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê. Quem sente não é quem é. Atento ao que sou e vejo, torno-me eles e não eu. Cada meu sonho ou desejo é do que nasce e não meu. Sou minha própria paisagem. Assisto à minha passagem. Diverso, móbil e só, não sei sentir-me onde estou. Por isso, alheio, vou lendo como páginas, meu ser. O que segue não prevendo, o que passou a esquecer. Noto à margem do que li o que julguei que senti. Releio e digo : "Fui eu ?" Deus sabe, porque o escreveu.
E daí? Eu adoro voar!!!
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? eu adoro VOAR! Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Também sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, voracidade e falta de ar... Tenho medo de altura, mas não evito meus abismos. São eles que me dão a dimensão do que sou...
Apresento-lhes: Srtª Gê!
No meu pensar transformo-me na personificação da terra como deusa. Tenho natureza forte, sou a base onde se sustentam todas as coisas e a possibilidade de ordem no mundo. Habito o Olimpo e nasci após o Caos. Sou livre de tempo, espaço, de forma ou condição. Reverenciada pelos mortais, produzo “comida” para imortalidade de gigantes. Reordeno o cosmo e proporciono sonhos...